quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Este é o meu plano alimentar

E o dia começou tarde para nós,por aqui chove,logo a preguiça toma conta de nós.No entanto existe hábitos alimentares que por tarde que seja não pudemos esquece los,enquanto a mãe come meia torrada e 1/2 chávena de leite sim porque hoje acordei sem fome mas sou "obrigada" a comer pois no meu caso estar mais de 4h em jejum é proibido,o filho apenas quer uma chávena de leite com o Nesquik. Actualmente as minhas refeições são em menor quantidade do que o normal digamos mesmo que o meu filho come mais do eu!

Num modo geral a primeira refeição do dia que é o pequeno almoço deve ser rica em fibras e proteínas,mas atenção que reforçado não é sinónimo de comer muito.Por exemplo o meu esquema de refeições ao longo do dia está bem definido,no entanto tenho de comer de 2 em 2h as vezes faço de 3/3h,devemos comer sempre em pequenas quantidades porque ficar muito tempo sem comer ou pular refeição pode desregular a fome e ai ficamos famintos.

Nunca esquecer que cada organismo funciona de maneira diferente,e cada caso é um caso.Não sou nutricionista mas devido a obesidade mórbida com um IMC acima dos 45,tenho apreendido com pessoas certificadas e profissionais neste assunto,reaprendi a fazer uma alimentação saudável e devido a cirurgia que fiz sou acompanhada regularmente,deixo aqui um esquema do que faço actualmente:

Pequeno almoço - leite magro ou iogurte magro sólido s/açúcar + 2 bolachas Maria ou tostas ou 1/2                             pão torrado com manteiga magra (só ao de leve) ou 1/2 fatia de fiambre de aves ou 1/2 queijo magro e/ou queijo fresco

Meio da manhã -   1 peça de fruta (de preferência cozida ou assada) se for crua sem casca ou iogurte magro sem açúcar 

Almoço - Peixe ou carne (eu só como carnes brancas) grelhada ou cozida com metade do prato de                             legumes e 1 batata do tamanho de um ovo ou 2 cc de sopa de arroz ou puré batata(instantâneo) ou meia medida de massa
Sem sumos e sem pão

2h depois - 1 peça de fruta (de preferência cozida ou assada) se for crua sem casca

Lanche - Igual ao pequeno - almoço

Jantar - Sopa (sem batata,farináceos) +  1 peça de fruta (de preferência cozida ou assada) se for crua sem casca

Ceia - só em caso de se deitar tarde / iogurte magro sem açucares ou leite magro

Beber um litro e meio de agua ou chá

Nota : Podem e devem comer saladas eu é que ainda não estou autorizada
***************************************
Mais uma vez informo que este é o meu plano que me ajude a ter uma alimentação controlada e saudável e perder muitos kgs.
Mas que pode ser adaptado a qualquer ser humano consoante os seus gostos e preferências!
Não se esqueçam do exercício físico ou pelo menos caminhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário