quinta-feira, 1 de maio de 2014

Receita do dia #36

Açorda de gambas
Ingredientes
800 gr de camarão
300 gr de água de cozer os camarões
500 gr de pão alentejano
80gr de azeite
8 dentes de alho
sal e pimenta q.b
1 molho de coentros
2 ovos
piripiri a gosto

Preparação:

Modo Tradicional

1 - Numa panela coza os camarões com um pouco de sal. 2 - Depois de cozidos descasque-os e aproveite o caldo da cozedura para ser usado mais tarde. 3 - Parta o pão alentejano em pedaços e reserve. 4 - Num almofariz esmague os alhos com os coentros e um pouco de sal. 5 - Numa panela coloque o azeite, os alhos e os coentros e deixe fritar. Aos poucos vá adicionando o pão e mexa. 6 - Lentamente adicione a água de cozedura dos camarões até o pão ficar desfeito e com a consistência de uma papa mole. 7 - Junte os ovos batidos e mexa até estar tudo integrado na mistura e cozinhado. 8 - Junte os camarões previamente descascados. 9 - Polvilhe com um pouco mais de coentros e sirva de imediato.

Modo Bimby

1 -Preparação do fumet: com as cascas e as cabeças do camarão já cozido, faça o fumet, introduzindo no copo as cascas e as cabeças do camarão e a água e programe 5 minutos,vel 3 temperatura 100º.

2 - Com a ajuda do coador, coe o liquido e reserve numa taça, deite fora os restos de cascas e cabeças e passe o copo por água.

3 - Ponha o pão de molho no fumet reservado, depende muito a quantidade de pão da sua capacidade de absorção de água, se ficar seco,  reduza o pão ou aumente a quantidade de fumet.

4 - Coloque no copo o azeite e programe 4 min temp Varoma na velocidade colher

5 - Adicione os dentes de alho e os coentros e pique 15 seg na vel 5,programe mais 5 min na velocidade colher.

6 - De seguida coloque a borboleta e o pão reservado e água suficiente para ficar na consistência desejada, sal e picante a gosto, programe 10 minutos na temp 100º,Vel colher inversa e, nos últimos 5 minutos acrescente o camarão descascado e quando faltarem 2 minutos os ovos, previamente desfeitos com um garfo.

7 - Polvilhe com um pouco mais de coentros  e sirva de imediato.

receita e foto byhttp://www.bemecuisine.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário